Qual é o seu tipo de pele? Descubra os cuidados e tratamentos ideais para cada uma

Você sabia que existem diferentes tipos de pele? Cada uma possui uma característica diferente e isso dita quais cuidados devemos ter com cada uma. Mas, quais são esses cuidados?

Neste post iremos lhe dar indicações específicas para cada tipo de pele, além de dicas para deixá-las sempre hidratadas e cuidando de problemas como acne, espinhas e manchas.

Continue lendo para descobrir o seu tipo de pele!

 

Como descobrir?

Para começar, você pode pegar um papel absorvente e aplicar por cima do rosto. Se o papel sair engordurado em todas as regiões na qual ele foi aplicado, sua pele é do tipo oleosa. Contudo, se somente a parte da testa, nariz e queixo (conhecida como Zona T) é que deixou o papel molhado, sua pele é mista. E se o papel sair seco, sem nenhum pingo de gordura, sua pele é seca.

Abaixo listamos algumas características, cuidados e tratamentos estéticos específicos para cada tipo de pele:

 

Pele Oleosa

São aquelas que apresentam poros bem abertos e visíveis. Assim, o rosto parece estar sempre brilhante e iluminado. Por ser mais gordurosa, esse tipo de pele também é mais suscetível a acnes, espinhas e cravos. Em contrapartida, esse tipo de pele é o que envelhece mais tarde.

 

Cuidados:

Por ser oleosa, a pele deve ser limpa com uma frequência maior que as outras. Entretanto, não se deve abusar! O rosto deve ser lavado no máximo duas vezes ao dia (de preferência antes de dormir), por isso escolha cremes oil-free ou gel e use sabonetes com ácido salicílico. É muito importante também cuidar com o “efeito rebote” deixando a pele muito seca, fazendo com o que o corpo produza ainda mais gordura para mantê-la hidratada.

Tratamentos Estéticos:

Além da limpeza de pele, a luz pulsada e o peeling de diamante são tratamentos recomendados para esse tipo de pele.

 

Pele Mista

Nem oleosa e nem seca, a pele mista é o tipo mais comum de pele entre os brasileiros. Sua característica principal é de sua aparência ser brilhante, iluminada, com poros dilatados principalmente na Zona T. Nas demais áreas ela apresenta ressecamento, rugas finas e até mesmo pontos de descamação.

 

Cuidados:

O cuidado ideal para pele mista é sempre mantê-la limpa. Além disso, em algumas estações do ano, é necessário mais de duas lavagens ao longo do dia com utilização de água micelar, géis e sabonetes que hidratam ao mesmo tempo que controlam a oleosidade. A hidratação é essencial para manter a pele equilibrada, cremes com fórmulas de absorção rápida são uma ótima dica, além, claro, do uso de protetor solar.

Tratamentos Estéticos:

Limpeza de pele, esfoliação profissional e peeling superficial são os tratamentos mais recomendados para esse tipo de pele.

 

Pele Seca

A pele seca é a que possui menor probabilidade para o desenvolvimento de acnes, todavia, são mais sensíveis. Assim, por não conseguir reter água em quantidades suficientes para a pele, ela apresenta um aspecto ressecado, rígido e áspero, descamando com mais facilidade.

 

Cuidados:

Com produtos suaves, é recomendado realizar no máximo duas limpezas diárias, a ingestão de água também é bastante indicada.  Além disso, evite o uso excessivo de sabonetes e buchas, que acabam eliminando a barreira de proteção da pele. O ideal é apostar em um hidratante com ativos prebióticos várias vezes ao dia, além do protetor solar, que também pode servir como hidratante.

Tratamentos Estéticos:

Limpeza de pele com hidratação, terapia com luz vermelha e hidrorelax são tratamentos recomendados para esse tipo de pele.

Pronto, agora você já está preparado para cuidar da sua pele com maestria e conhecimento de causa. Se você gostou dessas dicas, não deixe de conferir o nosso blog para mais novidades!

Para saber mais sobre a nossa linha de produtos é só entrar no site ou entrar em contato diretamente pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *